terça-feira, 5 de junho de 2018

Cinema e Educação

O Cinema é uma mídia de entretenimento, mas ao mesmo tempo é a cara da cultura, costumes, dialetos, aspectos físicos entre outros. Um país tão grande que conseguimos ver a diferença de regiões sem precisar viajar. Com a ajuda da sétima arte entramos em barracos e castelos, temos contato com vidas que não estão presentes no nosso dia-a-dia. Esse aspecto é muito importante para compreendermos as diferentes realidades que nos circundam. Afins didáticos vemos o cinema como um auxiliador do(a) professor(a). Essa ideia não é nova, já com a chegada da república o Brasil sentiu-se na necessidade de se modernizar. Como está citada na Tese de Claudia de Almeida Mogadouro – Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível “... Embaladas pelo desejo de modernização do país, manifestavam-se em dois polos: a necessidade de uma expansão na rede escolar e da desanalfabetização da população, portanto, voltava-se para um desenvolvimento quantitativo da educação; e, em contraponto, uma proposta de otimização do ensino, uma melhoria qualitativa das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.” O cinema pode ser usado como complementador de conteúdo, como conteúdo para depois serem debatidos. De qualquer forma. só o filme em si, sem uma conversa, pode passar despercebido e não cumprir a função de ensino, é importante o dialogo com os (as) estudantes antes e/ou depois da exibição. Os filmes não têm o poder DE sozinhos resolverem os problemas vividos pelos(as) professores(as). Com o desenvolvimento da tecnologia (VHS, DVD, internet) mudou substancialmente o ensino, sendo um facilitador e se vendo mais presente nas salas de aulas. O prof. Dr. Marcos Napolitano disse o seguinte: “Minha utopia pessoal: recuperar a capacidade de escrita logo nas primeiras fases da escola. Paralelamente é preciso encarar o desafio do chamado mundo audiovisual. As duas coisas têm que caminhar juntas...” pois muitos dos (AS) alunos (AS) veem, mas não entendem e nem fazem força para entender, aí está o desafio, instigá-los a entender a mensagem e não apenas o superficial da história, o básico sem os detalhes. É importante problematizar para gerar um debate. Para concluir, devemos lembrar sempre que o filme por mais que queria imitar a realidade é ficção e não devem ser levados comO verdade, por mais que seja baseado em fatos-reais, é sempre uma base. Abraço e até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário